/// Notícias

Suportes expositivos ganham intervenção artística naïf

Uma série de quatro ilustrações chamada "Selos de São José" foi criada especificamente para decorar os suportes. / Foto: Paulo Amaral.

Suportes expositivos ganham intervenção artística naïf


15.12.2021

Com a retomada do projeto Barganha Literária, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, os pontos de trocas dos livros existentes no Centro da Juventude ganharam uma nova identidade visual, com cores e pinturas dos principais patrimônios da região em estilo naïf.

Ao todo, são quatro suportes expositivos espalhados pela área aberta do Centro da Juventude, produzidos pelo Departamento de Programas para a Juventude e Idoso.

A responsável pelos trabalhos é uma reconhecida artista naïf da região, Sonia Melo. Há mais de 15 anos ela é adepta desse estilo, sendo que, nos últimos 12 anos, Sonia se dedica exclusivamente à reprodução de patrimônios históricos e culturais em suas telas.

Para este trabalho, ela realizou um levantamento dos possíveis patrimônios, dividindo-os em históricos, ambientais e tecnológicos. Assim surgiu a ideia para a série de pinturas, que ela batizou de "Selos de São José”. "As bordas não são meros enfeites. O formato foi feito justamente pra trazer a ideia de selos”, conta a artista, que atribui a todos os desenhos da série uma moldura característica.   

Cada expositor foi ilustrado de acordo com um tema. O primeiro foi o Parque da Cidade; o segundo é um cartão postal, contemplando aspectos de história, meio ambiente turismo e tecnologia da cidade; o terceiro tem um foco mais tecnológico, com prédios do CTA (Centro Técnico Aeroespacial) e do Parque Tecnológico; e encerrando a série de selos, Sonia escolheu fazer uma composição com prédio históricos, como as estações de trem, a Igreja Matriz, o Cine Teatro Benedito Alves, a Biblioteca Municipal e o Museu de Arte Sacra.    

Sobre o projeto Barganha Literária

O projeto Barganha Literária fomenta a leitura através da troca de livros solidária, de forma a viabilizar a circulação e a partilha de obras. O projeto aceita doações de livros, contanto que não sejam didáticos ou religiosos.

 

Serviço

Projeto Barganha Literária

Horário de visitação: 9h às 12h e das 14h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Local: Centro da Juventude Fuad Cury – quiosques, redário, praça da quadra de areia e parquinho infantil

Endereço: Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América

Telefone: (12) 3924-7343

E-mail: nacd@fccr.sp.gov.br

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .